Saber fazer uso da palavra, tanto escrita quanto oral, é de suma importância para as interações do aluno com o meio em que vive e com a sociedade na qual está inserido.
Não esquecendo de mencionar que a Língua Portuguesa é a base para o entendimento de todas as outras disciplinas: compreender o enunciado de um problema matemático, de uma interpretação histórica, de uma música, de uma receita, enfim, através do uso adequado da linguagem, lemos o mundo!
Por este motivo, o ensino da Língua Portuguesa, línguas estrangeiras e respectivas literaturas, no CARB, volta-se para todos os campos de interação humana, entendido como prática de uso da língua em situações reais de comunicação e de inserção do aluno como sujeito ativo nas suas relações comunicativas.
No Ensino Fundamental I o aluno estabelecerá relações mais concretas com a Língua Portuguesa, através de jogos, atividades interativas, práticas de leitura e de aplicação em situações cotidianas.
No Ensino Fundamental II, o aluno compreenderá as estruturas da língua, a fim de poder desenvolver competências para utilização efetiva da língua como instrumento de comunicação, consciência crítica e expressão de informações em diversos contextos.
No Ensino Médio, o aluno volta-se para a sistematização do conhecimento, numa abordagem de aplicabilidade, desenvolvendo estratégias de pesquisa, através da elaboração de Artigo Científico, nos moldes da Graduação.
Desta forma, a escola garante aos alunos condições de participação ativa e cidadã, para além dos muros da escola, favorecendo a constituição de um cidadão capaz de agir no mundo, fazendo uso adequado da linguagem.