top of page

Um princípio básico norteia a ação pedagógica do colégio CARB: ENSINAR A PENSAR. Articulados a esse princípio, encontram-se dois outros, que lhe dão suporte e significado: o fazer democrático e a construção do conhecimento, sem os quais não se realiza a autonomia intelectual dos alunos.

Interessa ao Colégio Adventista Rui Barbosa o pensamento relacional e problematizador da realidade, para que o aluno faça a leitura do mundo e tenha subsídios teórico-práticos para nele atuar. Esse tipo de pensamento avança do nível mais elementar, da simples reprodução do saber, para a construção de significados mais complexos, em um processo de reorganização mental para interpretação e apropriação dos conteúdos escolares, associando-os à vida cotidiana.

As aprendizagens são mais significativas na medida em que os alunos estabelecem relações entre o saber escolar e parcelas da realidade que já conhecem. A aprendizagem – ensino – nova aprendizagem são  situações  comunicativas de alunos e professores que garantem as conexões entre atividades mentais e significados socioculturais expressos na realidade educacional e social.

escola.jpg

METODOLOGIA